“O Pacto” estreia em São Paulo e revela os dilemas e a força da sororidade feminina
Peça teatral, com apoio da Funarte, reflete 13 anos de estudos de um roteiro inédito, denso e que desvenda a alma e o perfil das mulheres
Raphael de Matos, Deborah Bretas, Fátima Casarini, Melina Gomes, Fulvia Dunner e Vanise Carneiro (e/d)_crédito divulgação O Pacto
O ser humano é o único capaz de transformar a si mesmo — e é a partir dessa reflexão que nasce O Pacto, espetáculo de ficção que estreia no Teatro Arena, em São Paulo, como resultado de uma pesquisa teatral iniciada em 2012. Será em curtíssima temporada, nos dias 12, 13 e 14 de setembro, com apoio da Funarte do Ministério da Cultura.
Conduzido por Deborah Bretas (psicóloga clínica e pesquisadora) e Vanise Carneiro (atriz, diretora e educadora), o projeto reúne semanalmente, há 13 anos, um grupo de pessoas de diferentes formações — “não atores” que utilizam as ferramentas do teatro como exercício de autoconhecimento, criatividade e investigação do fenômeno humano. Dessa trajetória contínua surgiu a necessidade de um texto que fosse campo de experimentação e refinamento da própria prática teatral. O resultado é O Pacto, um espetáculo-registro que condensa a pesquisa em cena.
No enredo, sete mulheres que, ainda na juventude, firmaram um pacto de convivência, reencontram-se 20 anos depois. A dramaturgia transita entre esses dois tempos, revelando intimidades, conflitos, conquistas e perdas. O texto descortina a complexidade das relações femininas, atravessadas por diversidade cultural e social, ambivalências e contradições.
Na sustentação da sororidade, emergem perplexidades, desafios e a busca pela manutenção de valores compartilhados. Mais do que retratar uma história, a peça convida à reflexão sobre o grande desafio da vida: o processo de humanização.
Segundo Deborah Bretas, autora do texto e codiretora, “o espetáculo nasce da necessidade de lidar com o invisível e o subjetivo, de explorar o que não se vê mas reverbera: silêncios, afetos, percepções. A arte, nesse sentido, amplia o campo de investigação da própria condição humana”. Deborah Bretas, há décadas, é uma estudiosa dos textos de Shakespeare e Peter Brook, um dos mais importantes e influentes diretores de teatro do século XX. “Um mestre que não quis ser”, define a roteirista.
Para Vanise Carneiro, a obra é também um testemunho da potência transformadora do teatro. “Ao longo dos anos, acompanhamos como a improvisação, o corpo e a escuta puderam ser trabalhados por pessoas que não vinham da cena. O Pacto é a materialização dessa experiência coletiva.”
Serviço
Espetáculo: O Pacto
Local: Teatro Arena Eugênio Kusnet
Endereço: Rua Dr. Teodoro Baima, 94 - Vila Buarque, São Paulo
Datas: 12, 13 e 14 de setembro
Horários: sexta e sábado às 20hs, domingo às 18hs
Ingressos: @pacto2025 (Instagram)
Classificação: 12 anos
Duração: 60 minutos